Educação Infantil

No Colégio Monteiro Lobato trabalhamos pensando primeiramente no bem-estar da criança e na sua individualidade. Dentro do aspecto psicológico, observamos o fator afetivo-emocional e o cognitivo. O primeiro merece grande atenção nesta fase do desenvolvimento da criança, pois nele se encontram as bases do equilíbrio emocional do adulto.

Dentro do aspecto cognitivo, temos como objetivos básicos dar à criança condições para explorar o meio ambiente, detendo-se em seus elementos; agir no meio em que ela está vivenciando, conhecendo-o através da sua própria ação; estruturar progressivamente as experiências adquiridas, tendo como meta a organização do conhecimento. No aspecto biológico, procuramos fornecer à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para o posterior estudo das ciências naturais.

O respeito pelo semelhante, a boa educação, a noção de justiça social, de direitos e deveres e o espírito de cooperação estão entre os valores que buscamos ensinar. Para isso trabalhamos os aspectos socioculturais, dando ênfase à necessidade de uma convivência harmônica entre as pessoas, respeito à individualidade do outro, e, desenvolvendo noções de responsabilidade, de confiança em si e de independência de uma forma equilibrada e coerente.

Acreditamos que a Escola deve ser para cada criança, uma GRANDE e FELIZ experiência de aprender.

Ensino Fundamental

Sabemos que competências e habilidades são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional de todo indivíduo. Assim, buscamos desenvolver em nosso aluno a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de pensar e resolver problemas, a competência leitora, a capacidade de olhar ao seu redor de forma crítica sentindo-se um agente de mudanças, capaz de decidir e de transformar o mundo em que vive.

É entre os 7 anos e os 14 anos, aproximadamente, que a criança define interesses e habilidades. Neste período se formam as principais características individuais que fazem da criança uma pessoa especial, um ser singular e único em todo o mundo.

Por isso, o Ensino Fundamental exerce, ao lado dos princípios fornecidos pela educação familiar, um papel extremamente decisivo na formação de nossos filhos. Uma educação forte e de qualidade, bem estruturada, ajuda a formar a base firme para um futuro cidadão preparado e com condições adequadas para enfrentar as exigências crescentes do mundo em que vivemos.

Ensino Médio

O Colégio Monteiro Lobato tem entre seus principais objetivos proporcionar a seus alunos um ensino de alto nível.

A utilização de um sistema didático de qualidade, somada ao corpo docente competente e a uma excelente estrutura física formam o tripé para um ensino de qualidade.

Em nosso trabalho não perdemos de vista a formação ética do aluno. Buscamos prepará-lo para ser um adulto íntegro, responsável e capaz de construir um futuro sustentável e feliz.